FM O DIA, a história do rádio em Teresina.

Era o ano de 1980, blogueiro trabalhava com seu pai numa bodega localizada na esquina da rua Honório de Paiva com a avenida José dos Santos e Silva. Já via nas edições do jornal O Dia a logomarca informando que em breve, entraria no ar, a primeira rádio em frequência modulada do Piauí:a rádio FM O Dia - 96,5Mhz numa  concessão da rádio e televisão O Dia, empresa que era conduzida naqueles tempos  pelo então coronel da reserva, Otávio Miranda. 
Trabalhando o balcão da mercearia do pai, blogueiro tinha ao seu lado um radio-gravador da marca National, novo novo!Ouvia as emissoras de AM do momento:rádio Difusora - 1.370Khz, rádio Pioneira - 1.150Khz e a famosa rádio Clube AM  700Khz, que no horário nobre das 9h às 11h da manhã, tinha o radialista Aristides Araújo, como a maior audiência da emissora dos Alencar naquele horário. Somente muito depois é que o dr. Hélder Feitosa, do jornal O Estado, ganharia a concessão de uma rádio AM-FM Poty com ajuda do políticos Freitas Neto e Hugo Napoleão. Aguarde...blogueiro pretende continuar contando esta história.

Postar um comentário

16 Comentários

Anônimo disse…
O Dia FM um marco na história do rádio do Piauí. Era criança aprendi ouvi e gostar de rádio com meus pais. Ouvia muito am, confesso que quando ouvi aquele som estéreo e potente fiquei hipnotizado.Lembro bem do início a frequência era 96,5 depois que mudou para 96,3. Grandes nomes que hoje estão no rádio e TV passaram por lá como: Tony Trindade, Zé Lula, Kesley Soares, João Neto, Marquinhos Silva, Ronaldo Bringel, Beto Rego entre outros.
Unknown disse…
Foram os melhores momentos da minha vida quando cheguei do interior do estado do Piauí em meados de 1989
Unknown disse…
O meu maior desejo hoje é ter as gravações do programa balanço 96 que era exibido aos sábados a noite
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Quem lembra do Programa Paquera no Grude apresentado pelo Sérgio Fernandes por volta do ano de 2001? O tempo bom que eu até arrumei uma noiva através desse PGM
Anônimo disse…
Paulo Araujo ..qual foi primeiro locutor de uma radio FM de Teresina? aguardo resposta!
Francisco disse…
O primeiro locutor de radio fm o o Irakerley Soares.
bruno ricardo disse…
amigo foi garelly na poty fm em 1988 !!!
Francisco disse…
Em 1984 o Irakerley Soares jå era locutor da primeira fm do Piaui, a FM O Dia
ricardo disse…
francisco ,em 1985 o nivaldo ribeiro estreou fm odia!depois foi pra poty fm.
ricardo disse…
* estreou na fm odia
José Neto disse…
Ouvi muito entre 1989 e 90. Era garoto(14 anos), mas gostava muito. Tinha também o Transa Total. Fm O Dia era show de bola.


Unknown disse…
Só em ler essa reportagem Ja me da arrepios...bons tempos.
Francisco disse…
Em 1983 fiquei sabendo que em Teresina existia uma FM, mais eu sabia o quw era isso pois só ouvia as tres radios AMs da capital. Pouco tempo depois ganhei um receptor de radio AM/ FM e então pude sintonizar os 96.3 da FM Dia a unica no dial até que 1985 surgiu a Poty FM 94.1 (a primeira a tocar forró e lambada).
Anônimo disse…
eu morada em campo maior e à noite pegava o radio do meu pai pra ouvir a fm O Dia. Era sensacional! aquele som diferente me encantava pois lá só existia rádio am com som de qualidade ruim. Fico me perguntando: por que as coisas ficaram tão ruins? Com a facilidade da internet e o aprimoramento da tecnologia ao invés do rádio melhorar ficou foi pior! Isso não é saudosismo mas apenas uma triste constatação que o rádio perdeu muito com o passar dos anos.