No dia 30 de novembro de 1996, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, na rua Des. Freitas, 1542, foi realizada eleição para a renovação da Diretoria da entidade. Apenas uma chapa concorreu, denominada Jornalista Wilson Fernando, liderada por Kenard Kruel, para o seu terceiro mandato. A posse da mesma ocorreu no dia 9 de dezembro. Abaixo, um breve perfil do grande jornalista:
WILSON FERNANDO - Wilson Fernando de Figueiredo Rêgo nasceu em Fortaleza-Ceará, a dia 22 de outubro de 1936. Nos primeiros anos de vida, mudou-se para Teresina com os pais, João Teixeira Rêgo e Gersila de Figueiredo Rêgo, que eram piauienses, e as duas irmãs mais velhas - Vilma e Afonsina. Além delas, haviam duas mais novas do que ele: Maria do Socorro e Eugênia.
No começo da sua adolescência, a família voltou a residir em Fortaleza, onde ele ingressou, aos 16 anos de idade, no jornal Tribuna do Ceará, começando uma carreira profissional que durou 40 anos. Na capital cearense, Wilson Fernando atuou como repórter, colunista e editor nos veículos dos Diários Associados, Unitário e Correio do Ceará, além dos jornais Gazeta de Notícias e O Povo. Também teve passagens pelas Rádio Iracema, Ceará Rádio Clube, Rádio Assunção e Radio Dragão do Mar.
Em 1971, aos 36 anos, retornou ao Piauí a convite do coronel Octávio Miranda, para assumir o cargo de editor-chefe do jornal O Dia. Era o início de uma trajetória de 20 anos, contribuindo com sua experiência para profissionalização e modernização da imprensa piauiense, onde chegou a ter simultaneamente uma coluna nos dois principais jornais da época, O Dia, do coronel Octávio Miranda, e O Estado, do Helder Feitosa.
Wilson Fernando foi ainda um dos fundadores do extinto jornal A Hora e um dos responsáveis pela implantação do jornal Diário do Povo, sendo o seu primeiro editor-chefe.
Também trabalhou como colunista político na TV Rádio Clube de Teresina e era funcionário da Universidade Federal do Piauí, onde respondeu pela chefia do Setor de Imprensa a convite do seu primeiro reitor, Elcio Ulhôa Saraiva. Wilson Fernando assumiu ainda o comando da Assessoria de Comunicação do Estado no Governo de Dirceu Mendes Arcoverde e foi subsecretário e secretário de Comunicação no segundo Governo de Alberto Silva.
Por um período de 17 anos, foi correspondente do Jornal do Brasil.
Wilson Fernando faleceu em Teresina, a 6 de outubro de 1992, aos 56 anos, depois de enfrentar, por dez meses, um câncer no pulmão. Seu último trabalho foi como editor-chefe e colunista do extinto jornal Correio do Piauí, do Genésio Araújo.
Foi casado com Irene Alcântara de Figueiredo Rêgo, com quem teve quatro filhos: Andréa Emin-rego, Flávia, Ticiana e Wilson Filho.
Foto: Wilson Fernando, secretário da Comunicação do Estado, e Kenard Kruel, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí. Na pauta, o enquadramento dos jornalistas no serviço público.
0 Comentários