Terça-Feira, 07 de Maio de 2019 @ 07:44

E na Europa? Rádio conta com 76% de todo o volume de consumo de áudio na Holanda

São Paulo - Receptor FM/AM corresponde a 43% dessa audiência. Smartphone responde por 12% na Holanda.


No final de abril o mercado holandês acompanhou a atualização de dados relacionados ao consumo de áudio naquele país europeu. A pesquisa é realizada pela MediaTijd, esta que ouviu quase três mil holandeses de 13 anos ou mais. Segundo o resultado mais recente, o rádio ao vivo corresponde por 76% de todo o volume de consumo de áudio no país, com força inclusive para a audição de música. O tudoradio.com tem mostrado diferentes panoramas do meio rádio pelo mundo, na tentativa de entender a movimentação e tendências do consumo de áudio.
É fato que há uma mudança de comportamento entre as faixas etárias mais jovens, assim como visto em outros países através de medições de diferentes institutos. No caso da Holanda, o tempo de escuta total de áudio é de 2h32 por dia, sendo 1h53 relacionada ao rádio ao vivo, 15 minutos para música offline e 19 minutos para música via internet. Mas os números variam conforme a faixa etária, com o meio rádio mais popular nas idades mais avançadas (veja abaixo).

Tempo de escuta em horas, minutos por dia, por sexo e idade (2018 - Holanda - Media: Tijd)
E o volume tem variado ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, em 2015, o rádio contou com 2h08 diários e 2h16 em 2013. É natural a maior divisão do tempo gasto para consumo de áudio com outras plataformas, conforme elas estejam mais disponíveis.

Postar um comentário

0 Comentários