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David Layer, que é Engenheiro e Vice-Presidente do Departamento de Tecnologia e administrador do Comitê de Rádio da NAB (National Association of Broadcasters), trouxe dados importantes sobre o comportamento do público nos Estados Unidos no uso das smart-speakers. Para se ter uma ideia do cenário positivo para o rádio, 25% do uso dos dispositivos são destinados para ouvir música pelo rádio. E 15% para ouvir notícias e programas de conversação de rádios AM/FM. As ações mais solicitaras pelo consumidor são 28% para perguntas gerais e 27% para as condições do tempo. 
Combinações Rádio Híbrido e Digital
Layer destaca que o mercado de radiodifusão norte-americano acredita que a combinação entre Rádio Híbrido e Rádio digital pode ser um caminho promissor para o meio rádio. Sistemas como esse, em exposição na NAB Show através de um modelo da montadora Audi, permite uma integração entre essas tecnologias, provendo mais experiências aos usuários. 
O rádio híbrido trabalha da seguinte maneira: ele recebe o sinal do ar (FM e AM, analógico e digital) e usa a internet para receber outros dados, como detalhes de programação, imagens (logotipos, capa de álbuns, dados de artistas), interação entre audiência e estações de rádio, entre outras facilidades. Se o ouvinte sai da área de cobertura do sinal do ar, o sistema altera automaticamente para o áudio via streaming da emissora “sintonizada”. 
Esse sistema não é uma novidade nos Estados Unidos, mas ganha em aprimoramento e também em adesão. E, segundo Layer, conforme mais rádios automotivos embarque a tecnologia, mais relevante ele será. E, combinado com as transmissão do ar em formato digital, a tendencia é que o sistema custe menos para os radiodifusores e de melhor experiência para a audiência.
Digitalização 
Layer também chama a atenção para o processo de digitalização do rádio em alguns países, visto como necessário para o futuro do rádio. Por exemplo, o engenheiro mostrou o avanço do consumo e da disponibilidade do HD Rádio nos Estados Unidos, sistema que tinha um pouco mais de 3 milhões de receptores em 2010 e evoluiu para mais de 59 milhões em 2018, segundo dados da XPeri e apresentado por Layer.
David também destacou como as rádios AMs norte-americanas estão aproveitando a digitalização para se manterem relevantes. Nos Estados Unidos e, também no México, emissoras AMs utilizam canais em FM digital para se tornarem acessíveis a mais receptores, ampliando também a disponibilidade de canais  em vários mercados. Em resumo, a migração do AM no México ocorre para canais em FM digitalizados. Em outros casos, AMs nos Estados Unidos utilizam FMs analógicos de formato “tradução” (de baixa potência) para também disponibilizar mais canais. Display do HD Radio trabalhando com tecnologia híbrida em exposição no NAB Show 2019 / fonte: tudoradio.com

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