Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024 @ 13:08
Rádio tradicional se mantém relevante em campanhas publicitárias, aponta relatório da SiriusXM Media
São Paulo - Estudo revela que 64% dos norte-americanos com 13 anos ou mais escutam rádio mensalmente
Um relatório divulgado pela SiriusXM Media, em parceria com a Edison Research, reafirma o papel essencial do rádio AM/FM em campanhas publicitárias nacionais, destacando sua confiabilidade, alcance e acessibilidade. O estudo, intitulado Just Add Audio, revela que 64% dos norte-americanos com 13 anos ou mais escutam rádio mensalmente, consolidando-o como um meio estratégico para atingir diferentes audiências.
O rádio também se mostra como uma das mídias mais confiáveis, com 37% dos entrevistados expressando confiança nas informações transmitidas por essa plataforma, ficando atrás apenas dos podcasts (40%). Em contrapartida, a TV aberta foi citada como confiável por apenas 31% dos participantes.
Um dado relevante, no entanto, é que a confiança no rádio AM/FM apresentou crescimento nos últimos anos, conforme pesquisa da Morning Consult realizada anteriormente, onde 63% dos norte-americanos manifestaram confiar nesse meio, um aumento em relação aos 60% registrados quatro anos antes. Apesar de desafios com a percepção de excesso de anúncios, o rádio ainda é visto de forma mais favorável do que a TV aberta.
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Aproximadamente 49% dos ouvintes acreditam que o rádio tem muitos anúncios, índice similar aos serviços de áudio online, enquanto 63% dos entrevistados consideram que a TV tem uma quantidade excessiva de comerciais. Além disso, 54% dos participantes se mostram dispostos a ouvir publicidade no rádio em troca de manter o conteúdo acessível.
O relatório também ressalta a capacidade do rádio de engajar os ouvintes em momentos cruciais, como durante deslocamentos ou no ambiente de trabalho, períodos em que o consumo de outras mídias é menor. Outro ponto destacado é a eficácia do rádio tradicional quando combinado com plataformas de áudio digital, elevando o alcance publicitário em 18 pontos percentuais, atingindo 82% do público norte-americano.
A pesquisa foi conduzida entre maio e junho, com a participação de 3.000 residentes dos EUA, refletindo a diversidade demográfica do país.
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