Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024 @ 13:18
MCom divulga extratos de termos aditivos para migração AM-FM na região metropolitana de SP, Salvador (BA) e Belém (PA)
Brasília – Emissoras já tiveram definições dos canais que poderão operar no dial FM
O Ministério das Comunicações (MCom) publicou uma relação de extratos de termo aditivo para a migração AM-FM em oito cidades em seis estados. Entre as cidades, estão duas na Região Metropolitana de São Paulo e outra no interior do estado. Há também a migração AM-FM nas capitais da Bahia e do Pará.
No estado de São Paulo, destacam-se três mudanças: a Rádio Terra AM 1330 de Osasco agora poderá operar em 79.1 FM, a Rádio Imaculada AM 1490 de Mauá liberada para operar no 81.5 FM, e a Rádio Clube Marconi AM 1190 de Paraguaçu Paulista foi para 89.3 FM. Todas pertencem à classe A4, indicando um padrão de transmissão de alta capacidade e cobertura.
Na Bahia, a Rádio Novo Tempo AM 920 de Salvador migrou para 78.5 FM. Esta transição para a classe A2 permite uma melhoria na qualidade de som e na experiência do ouvinte. Em Belém, no Pará, a tradicional Rádio Clube do Pará deixará a 690 AM para estabelecer-se na 106.9 FM, também sob a classe A2.
No Mato Grosso, a Nortão Comunicação e Publicidade Ltda., de Nova Mutum, efetuou a transição da 1490 AM para a 104.9 FM. Em Mato Grosso do Sul, a Rádio Transahits AM 1110 de Ponta Porã agora vai operar em FM 107.9. A classe C da nova frequência sugere uma estratégia focada em penetração local e específica.
Finalmente, em Rondônia, a Rádio Central AM 1510 de Jaru poderá concluir sua transição para 89.9 FM. A mudança para classe C é uma estratégia para melhor atender as necessidades específicas da comunidade local.
O Termo Aditivo de Adaptação de outorga de AM para FM, ao contrato de concessão celebrado entre a União e a empresa permissionária tem como objetivo a adaptação da outorga de execução do serviço de Radiodifusão Sonora em Ondas Médias para a Outorga de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada.
0 Comentários