A migração das rádios AM's para a FM não significa que aquelas emissoras antes passando por dificuldades irão sair do vermelho como vem enfatizando a ABERT. Basta acompanhar aqui em Teresina, emissoras como a JMN e Cocais FM que se sustentam no ar graças ao poder financeiro do GMNC que fatura alto com a mídia do estado. São emissoras que não conseguem audiência suficiente, e portanto, a mídia não investe. Outro exemplo: a nova Pioneira que migrou para o FM totalmente modificada em sua programação, causando fuga de ouvintes que ouviam a emissora Católica do Piauí desde sua fundação e ainda hoje sentem falta dos programas tradicionais assim como a programação musical, mudada e forma radical. Ali, a Fundação Dom Avelar mantém a emissora operando em 88.7 FM. Uma exceção: a rádio Clube 700 AM que migrou para Top FM 90.9 deu certo. No AM a emissora dos Alencar vivia sendo sustentada pela tv. Mas hoje, no FM parece ter um bom faturamento com um projeto de rádio de fora(Top), totalmente fora da nossa realidade, mas puxando a linha de rádio do que deu certo em Goiás com músicas pop sertanejas: só toca o que é pago. O mesmo vale para a nova Cidade Verde FM programação musical totalmente voltada pra tocar só o que é pago, afinal são empresas comerciais.
Postar um comentário
5
Comentários
Anônimo disse…
Em Teresina são 14 emissoras de FM's comerciais (contando com a Rádio JMN 90.3 e a FM Meio Norte 99.9 que são de Timon) e essas mídias tem que correr atras de cada ouvinte. Outra situação é: Diminuiu o público ouvinte de rádio, pois apareceram a Internet e os dispositivos móveis e as mídias portáteis (pendrive's). A vida do rádio não está tão sossegada assim como aqueles que espalham no quatro cantos.
Anônimo disse…
Vale salientar que tem tres rádios fm de carater pública (FM Universitária 96,7, a FM Senado 104,5 e a FM Antares 107,1) e 2 FM educativa (Rádio FM Assembleia 98,3 e a FM cultura 107,9) também disputando a fatia do público-ouvinte de Teresina e região metropolitana.
Anônimo disse…
Ah, esqueci de citar a MIX FM 91,5 de Altos que tem destinação ao público de Teresina. Soma-se *15 emissoras comerciais* e aumenta com emissoras como a 94,5 de Demerval Lobão, a 102,9 da Verdes Campos de Campo Maior, a 94,7 da Super Vale de Luzilândia e a 95,5 Imperial de Pedro II.
A verdade ė que tem mt radio comercial pra uma cidade do porte de Teresina. Sào Luis que é sede de uma região metropolitana com mais de um milhão e quinhentos mil habitantes e um pib de 32 bilhőes tem apenas 9 radios comerciais e 2 públicas
5 Comentários
A vida do rádio não está tão sossegada assim como aqueles que espalham no quatro cantos.