Radio Digital no mundo.

Em entrevista ao site Rádio World, Joan Warner (que também atua como vice-presidente do WorldDAB), a implementação da União Europeia do novo Código Europeu de Comunicações Eletrônicas (EECC) marca um ponto de virada para a indústria de rádio. A ação exige que todos os novos rádios automotivos vendidos nos 27 países-membros da União Européia sejam capazes de receber rádio terrestre digital, bem como qualquer funcionalidade de FM ou AM que os fabricantes desejem incluir.
O executivo acredita que essa ação aponta que o futuro do rádio na Europa será digital. Torvmark também reforça essa ideia, lembrando que na Noruega, primeiro país a desativar os serviços nacionais de FM analógico, os números de rádio, que diminuíram após a transição digital do país em 2017, mas voltam para onde estavam antes da transição. Ou seja, há uma evolução na adoção do sistema por parte das rádios e do público.
No início deste mês, o WorldDAB divulgou um relatório na conferência Radiodays Europe em Lausanne, na Suíça, mostrando como a transição afetou a audição de rádio da Noruega. Além de confirmar que o total de audições de rádio do país se recuperou, o estudo constata que o alcance diário da rádio está em 67% da população, comparado a 68% em 2016. 
O estudo também relata que os ouvintes estão ouvindo por mais tempo (146 minutos por dia). em 2019, comparado a 127 minutos em 2016) e que 86% dos ouvintes diários usam o DAB +, comparado a 55% em 2016.
Já em outras partes da Europa, as estatísticas mostram que a Alemanha lidera a cobertura pelo sistema de rádio digital, superando o Reino Unido, como o principal mercado receptor de DAB + consumidor. Tanto a Itália quanto a França têm agora uma legislação de receptores que exige que todos os novos receptores incluam recursos de áudio digital. E no Reino Unido, o DAB responde hoje por mais da metade de todas as audiências de rádio, segundo o relatório da entidade.
Além disso, o regulador de mídia francês (Conseil supérieur de l'audiovisuel) acaba de publicar a lista de estações que receberam uma licença DAB + para começar a transmitir em todo o país via rádio digital terrestre em 2020. Entre os receptores estão seis canais de rádio da emissora pública Radio France - France Inter , France Info, France Culture, France Musique, Fip e Mouv '.
A adoção do sistema também ocorre fora do continente europeu. Os executivos lembram a realização de testes em países como o Vietnã e a Tailândia. Onze estações desses países iniciarão os trabalhos experimentais do DAB+, com duração prevista para 20 meses. Há até a expectativa de que o Vietnã conclua a transição digital de rádio até 2025.
Evolução da adoção do HD Radio
O sistema usado pelo mercado dos Estados Unidos, o HD Radio, também apresenta novidades. Na edição do ano passado do NAB Show, a Nautel expos um transmissor capaz de transmitir 12 canais diferentes de áudio em HD, conforme acompanhado pelo tudoradio.com na ocasião. E há uma evolução dos receptores, principalmente os automotivos.
Em relação à cobertura do sistema, o HD Radio amplia a sua fatia com adoção comercial por parte do México, além das rádios dos Estados Unidos e do Canadá. Segundo a sessão, mais de 100 estações mexicanas foram convertidas para o padrão de rádio digital. Já no Canadá as emissoras também continuam adicionando estações e avaliando o desempenho do sistema à medida que avançam em seu processo regulatório.
"A forte demonstração de apoio das emissoras ajudou a impulsionar um aumento nos carros equipados com HD Radio", afirma o executivo Joe D'Angelo ao portal Rádio World. E completa dizendo que "existem hoje mais de 55 milhões de carros na estrada com a tecnologia HD Radio e mais de 4.300 programas de transmissão HD Radio".

Postar um comentário

0 Comentários