Fim do rádio AM no Japão.

erça-Feira, 23 de Abril de 2019 @ 13:07

Associação de radiodifusão japonesa solicita ao governo o encerramento das transmissões em AM

São Paulo – Processo seria iniciado em algumas regiões do país de forma experimental.tudoderadio.com

A Associação das Emissoras Comerciais do Japão (JBA) enviou um requerimento ao governo japonês para que seja liberado o processo de encerramento das transmissões em Ondas Médias (AM). A adaptação da outorga das rádios AM do Japão seria no modelo que está sendo realizado no Brasil atualmente. 
Segundo informações que foram publicadas no site ZYDigital, caso o projeto seja aprovado, as emissoras AM continuariam transmitindo no espectro FM. Além disso, assim como no Brasil, o dial FM também teria a necessidade de ser estendido para abrigar as rádios AM.
No Japão, o dial FM vai de 76 FM a 90 FM. A intenção é estender a faixa até 95 FM, criando novos canais para a adaptação das frequências. Na Japão, a extensão do dial é chamada de Wide FM.
O dial estendido FM no Japão já é utilizado por várias emissoras. Desde o desligamento da TV analógica no país, em 2011, alguns canais foram distribuídos pelo governo japonês para emissoras AM realizarem transmissão de informações aos ouvintes em casos de tragédias no país e de programas para pessoas com problemas auditivos.
Segundo as informações, mais da metade das rádios AM do Japão já contam com essa transmissão em FM. No Brasil, até o início de abril, dos cerca de 1.620 pedidos de migração do AM para o FM, a Anatel já havia liberado mais de 1,2 mil canais sem a necessidade da faixa estendida. Cerca de 710 emissoras já funcionam na nova faixa.

Postar um comentário

3 Comentários

Jayron disse…
tudoradio.com

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019 @ 15:10

Top FM confirma estreia de sua programação definitiva para 1º de maio em Teresina
Teresina – Emissora vai operar em parceria de conteúdo com a Clube FM de Brasília




A futura Top FM 90.9 de Teresina já tem data para entrar no ar com sua programação em definitivo. De acordo com as informações que foram levantadas pela redação do tudoradio.com, a emissora tem estreia marcada para o dia 1º de maio, quando vai iniciar sua grade, que é voltada ao formato popular/hits. O início das transmissões da rádio foi registrado no Mapa da Atualização do tudoradio.com.




Já indicada como Top FM, a emissora foi ao ar pela primeira vez em FM no dia 27 de fevereiro. A estação é originada da migração AM-FM da Clube AM 700 de Teresina e contará com parceria de conteúdo com a Clube FM 105.5 de Brasília. E a expectativa inicial era de que a rádio entrasse em operação em definitivo durante o mês de abril. Porém, devido a atrasos na entrega de equipamentos inviabilizaram a estreia e ficou definida a estreia para o dia 1º de maio.

A nova emissora da capital piauiense leva o nome de Top FM. Apesar do nome, ela não tem nenhuma vinculação com a Top FM 104.1 de São Paulo. A rádio terá sua programação no formato popular/hits e terá sua identidade artística produzida pela Dário Produções, além de contar com as produções do estúdio norte-americano TM Century (que produz com exclusividade a plástica da Clube FM) e voz padrão do locutor Caio Cezar, do cezaronline.com, assim como ocorre com a Clube FM de Brasília.

A Top FM também já opera com o sistema RDS ativado. Por meio dessa tecnologia, a rádio está perguntando aos ouvintes como o sinal está sendo recebido na capital piauiense. Vale ressaltar também que a 700 AM já foi afiliada da Rádio Globo.

Francisco disse…
No Brasil o AM tå virando um fantasma.
Francisco disse…
Na maior metrópole do Brasil a faixa de AMPLITUDE MODULADA tambėm está se esvaziando. A Radio CBN ja nāo transmite nos 780 se restringindo apenas aos 90,5 fm, a Radio Eldorado am 700 foi arrendada à Igreja da Graça, a rådio Iguatemi am 1330 teve seus transmissores desligados, a radio Nova Difusora am 1540 tambem saiu do ar, a radio Gazeta am 890 foi outra que foi extinta, além da rádio Globo am 1100 que logo logo tambėm deverå ter o mesmo fim da CBN AM. Se isso tå acontecendo no principal mercado de radio da América Latina, imaginem nos outros mercados