SINDESPI EM AÇÃO.

A reorganização do quadro de pessoal da SESAPI e a situação dos servidores e servidoras dos hospitais municipalizados no estado foram debatidas na reunião do SINDESPI com o secretário de saúde do Piauí, Antônio Luiz, na última quarta-feira (01/03).

 

A presidenta do SINDESPI, Geane Sousa, comentou que em relação à questão da quantidade de servidores e da precarização, o secretário informou que já está fazendo um levantamento do quadro de necessidades, que será apresentado internamente ao Governo.


 


“Disse ainda que, se depender dele, todas as situações serão trazidas para dentro da legalidade, seja através de concurso público para provimento efetivo, ou mediante contratação temporária. Eliminando o apadrinhamento e a informalidade, fazendo o procedimento legal e trazendo essas pessoas para a folha de pagamento. E que no âmbito da SEAD, estão sendo estudadas as formas de viabilizar essa reorganização do quadro de pessoal, e que não cabe somente a ele a decisão final”, explicou Geane Sousa.

 

A presidenta do SINDESPI ressaltou ainda que, fazer levantamento é sempre um bom começo, e a ideia do Secretário de trazer todos para dentro da legalidade, independente da forma de contratação, é um bom sinal. “No entanto, precisamos de cautela para não enveredar na terceirização, que apesar de legal, é indesejada e precarizada. Precisamos garantir a realização de concurso público”, concluiu Geane Sousa.


 


Hospitais Municipalizados

 

Sobre a situação dos hospitais municipalizados e o cumprimento dos direitos dos servidores lotados nessas unidades, o secretário de saúde reconheceu que não conhece a questão com a devida profundidade e que ainda não refletiu sobre o caso. Sugeriu ao sindicato que faça um procedimento individualizado de forma mais detalhada, apresentando situações concretas, para proceder melhor avaliação. “O SINDESPI vai seguir focado também nessa questão em busca de garantir os plenos direitos desses trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Geane Sousa.

 

Postar um comentário

0 Comentários