A Polícia Federal está realizando a Operação Jakarta, que tem como objetivo apurar um ataque cibernético ao Portal da Rádio Justiça FM 104.7 de Brasília, gerenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O inquérito policial foi instaurado a partir de notícia crime encaminhada pela Suprema Corte, após a ação cibernética ilícita ter sido detectada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do STF.

Segundo informações que foram publicadas no site do Governo Federal, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no estado de São Paulo e dois mandados de busca e apreensão no estado do Paraná. As ordens judiciais foram expedidas pela 15ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.

De acordo com as investigações, estão sendo apontados que três indivíduos, no dia 23 de março do ano passado, exploraram uma vulnerabilidade no site www.radiojustiça.jus.br. Isso teria permitido o acesso indevido aos servidores onde é hospedado, além do citado Portal, o sistema de consulta de peças processuais do STF (e-Supremo).

Os crimes apurados são os de invasão de dispositivo informático e interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, ambos previstos no Código Penal, além do crime de corrupção de menores, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Postar um comentário

0 Comentários