A instalação de uma antena de rádio digital (DAB+) deixou seis metros mais alta a icônica Torre Eiffel. Além de um importante ponto turístico internacional, a torre serve para a transmissão de serviços de radiofrequência para Paris e região metropolitana. A instalação da nova estrutura foi acompanhada pela imprensa local, sendo realizada nesta terça-feira (15). Com a novidade, a Torre Eiffel foi de 324 para 330 metros de altura.
Segundo a AFP, a operação de instalação da nova antena de rádio digital custou um milhão de euros, ou seja, o equivalente a R$5,7 milhões. E o processo ocorre na mesma época em que a Torre Eiffel é pintada, com a intenção de recuperar um aspecto mais dourado, pensando nos Jogos Olímpicos de 2024, que terá Paris como sede.
A Torre Eiffel sempre foi um local de transmissão de rádio, inicialmente para fins militares. A operação de estações na estrutura, segundo a AFP, foi o que impediu a torre ser desmontada no passado. Hoje o icônico monumento é responsável pela transmissão de emissoras de televisão e rádio, nos modelos analógicos e digitais. É de lá que são irradiados os sinais de rádios como NRJ FM 100.3, RFI FM 89.0, Virgin Radio FM 103.5, Nostalgie FM 90.4, Cherie FM 91.3, RTL FM 104.3, Skyrock FM 96.0, Mouv' FM 92.1, RTL2 FM 105.9, France Info FM 105.5, entre outras.
A instalação da torre digital faz parte de um processo de expansão desse novo formato de transmissão pelo continente europeu. Há um esforço dos países da região para a digitalização do rádio, com alguns em situação bem avançada. No caso da França, as escutas de estações digitais estão crescendo, mas a maioria ainda ocorre em sinais analógicos, principalmente FM. Já no Reino Unido a parcela de audiência no digital já é maior.
0 Comentários