Nota.

 Em defesa da liberdade de imprensa e de expressão


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm, por este meio, manifestar seu repúdio contra todo e qualquer tipo de tentativas de cerceamento da liberdade de imprensa e de expressão, seja contra jornalistas, comunicadores sociais ou veículos de comunicação, que exercem o papel de bem informar à sociedade. 


Diante disso, o que o jornalista e editor da página O Piauiense, Petrus Evelin, está fazendo é cumprir o papel social do jornalismo. As denúncias sobre a farra de contracheques graciosos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e gastos na Câmara Municipal de Teresina (CMT) estão baseadas em dados dos Portais da Transparência. No caso da Alepi, para dificultar o acesso às informações, não coloca o nome dos funcionários, mas apenas o CPF e o respectivo cargo e salário. 


O jornalista Petrus Evelin não inventou nada. Todas as informações por ele divulgadas foram obtidas no Portal da Transparência. Ameaçar o jornalista, tentar desqualificá-lo ou silenciá-lo não vai apagar esses malfeitos naquela Casa Legislativa. A truculência e o autoritarismo dos inimigos da imprensa livre merecem o repúdio da sociedade e de todas as entidades de defesa dos direitos humanos.


Cabe ao Sindjor-PI e Fenaj cumprirem o dever e papel em defender a categoria, quer seja filiados ou não, a defesa incondicional do livre exercício da profissão de jornalista e o direito constitucional da sociedade à informação. Essa é a obrigação primeira do Sindicato e Fenaj, que não pode silenciar quando esses valores democráticos estão sob ameaça.


Se alguém se acha prejudicado pelas denúncias do editor de O Piauiense, que busque reparações na Justiça. Tentar intimidar, censurar ou fazer ameaças ao jornalista seguramente não é a melhor defesa, mas uma atitude repressiva e covarde, e de total desrespeito ao Estado Democrático de Direito, uma violência contra a imprensa e a cidadania!


Teresina, 19 de abril de 2021


Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí - Sindjor-PI e Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj

Postar um comentário

0 Comentários