Novo canal no ar.

Canal 20.2: educação básica ao alcance da telinha

Compartilhe a matéria
  
Siga-nos

O Canal 20.2 é o maior instrumento de educação do Piauí. Com qualidade de sinal aberto, igual da Rede Meio Norte, a emissora de televisão está ao alcance de todos os alunos da rede municipal de educação, ou de quem esteja disposto a aprender. Ao todo, são 60 mil alunos beneficiados.

O Grupo Meio Norte de Comunicação mostra que com a experiência de oito anos das revisões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é possível educar até mesmo aqueles que não possuem sinal de internet. São novas possibilidades para a educação a partir de uma abertura do ensino a distância em plena pandemia.

A tecnologia está sendo utilizada para a rede municipal, mas também poderá ser ampliada para toda a educação do Estado, sendo ela pública ou privada, de ensino básico, médio ou superior. A nova plataforma abre uma realidade de novos tempos, e o Grupo Meio Norte mais uma vez sai na frente.

Essa é uma intervenção inovadora que sugere um novo futuro para a educação no "novo normal", onde as aulas remotas devem ganhar cada vez mais espaço. Os programas serão direcionadas aos alunos do 4º ao 8º ano do ensino fundamental.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Kátia Dantas, as aulas transmitidas pela TV alcançam uma grande quantidade de alunos e trazem novas perspectivas para o aprendizado. “Estamos animados com esse novo formato. Contamos com os parceiros e também com o empenho das equipes escolares para levar conteúdo de qualidade, que garantam um ritmo de aprendizado para nossos alunos”, disse.

No total, são 280 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, como conteúdo didático, exercícios, textos e orientações de todas as áreas de conhecimento via televisão no canal 20.2.

Possibilidade de aprendizagem não presencial

As aulas estão sendo transmitidas desde o dia 10 de junho com uma programação educativa diária. O conteúdo também ficará disponível na plataforma online do site da Secretaria Municipal de Educação (Semec): www.semec.pmt.pi.gov.br. A implementação do projeto é parte das iniciativas da secretaria para mitigar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes alternativas de aprendizagem não presencial. 

A ação é resultado de uma parceria da Prefeitura de Teresina com o projeto Vamos Aprender, desenvolvido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco. O Vamos Aprender disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes do Ensino Fundamental. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

Tópicos
Compartilhe a matéria
  
Siga-nos
Comentários

Postar um comentário

0 Comentários