Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2018 @ 07:45

Radio Show: Presença do Rádio é maior em carros nos Estados Unidos. Executivos falam da necessidade do rádio ser mais online.


Um dos principais eventos de rádio do mundo, o Radio Show, é realizado entre os dias 25 e 28 de setembro em Orlando (Flórida, nos Estados Unidos). A programação reúne os principais executivos e nomes do rádio norte-americano e discute as tendências para o veículo. Mesmo com apenas dois dias de programação, temas importantes já foram debatidos, como a presença do rádio em carros, a necessidade do meio ficar cada vez mais on-line e o uso (ou não) da palavra rádio pelos principais players do segmento. 
A constatação é baseada na seguinte informação: "70% dos americanos com 13 anos ou mais ouvem áudio em um carro todos os dias", de acordo com a nova pesquisa "Share of Ear", apresentada no Radio Show pelo diretor Larry Rosin, da Edison Research. Ou seja, o carro (70%) agora supera a casa (67%) como um local de escuta. "Trabalho" é de 17%. Quanto ao total de ouvir rádio, satélite, streaming, áudio na TV, etc. - “em média, as pessoas com mais de 13 anos passam quatro horas por dia ouvindo música, notícias, personalidades e esportes”, informa o levantamento da Edison. 
Pensando nisso, assim como já apresentado e destacado no NAB Show 2018 (realizado em abril passado, em Las Vegas), a NAB procura explorar o rádio híbrido nos automóveis, ou seja, um formato de recepção que alterna entre AM/FM e streaming, plataforma que também possibilita o uso de mais "metadados" para oferecer mais serviços aos ouvintes / consumidores (mais informações do que apenas o nome da música ou artista, além do nome da rádio, como ocorre no RDS). 
O PILOT, grupo de desenvolvimento e estudos de alta tecnologia da NAB, testa uma idéia de sinal duplo com o Xperi (atual proprietário da tecnologia HD Radio). É a tecnologia "DTS Connected Radio" do Xperi, que usa transmissões FM analógicas e conteúdo transmitido por IP para enriquecer o produto de áudio definitivo para motoristas e passageiros. E esse teste é internacional, pois há um acordo com a BBC no Reino Unido para a realização desses trabalhos fora dos Estados Unidos.

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