Curitiba e região concluem processo de digitalização da TV

Desde o primeiro segundo desta quinta-feira (1º), 3,8 milhões de paranaenses passaram a ter acesso ao sinal digital gratuito de TV aberta. O processo de desligamento da TV analógica foi concluído em Curitiba (PR) e outros 26 municípios, trazendo mais qualidade de som e imagem.
Para o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, garantir à população a continuidade do serviço gratuito é um marco importante para brasileiros e emissoras de televisão. “Chegar aonde chegamos, com projetos fortes e concretos que ajudam no processo de digitalização, e melhor, ser considerado um case de sucesso para outros países, é, realmente, espetacular. Tem sido um trabalho incessante que envolve emissoras de TV, entidades públicas e população, com um resultado muito gratificante”, afirma Antonik.
Desligamentos escalonados
Conforme portaria do governo federal, para o desligamento do sinal analógico acontecer, pelo menos 90% dos domicílios devem estar aptos a receber o sinal digital. Para as regiões de Franca e Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), o Gired (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) resolveu, em reunião na terça-feira (30), que o desligamento seguirá o cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), mas de forma escalonada, com início na quarta-feira (31) e término em 14 de março.
A decisão pelo desligamento escalonado veio após o resultado de pesquisa do Ibope com os percentuais de domicílios digitalizados e o grande número de cidades envolvidas: 186 no total.
O cronograma em Ribeirão Preto e Franca já havia sido alterado, pois a data prevista para o desligamento era 30 de novembro de 2017. Com o resultado da pesquisa (89%), o desligamento definitivo será em 21 de fevereiro.
Florianópolis também tem 89% dos domicílios prontos para o sinal digital. A data final para o desligamento será 28 de fevereiro. Em Porto Alegre (88%), o desligamento passou para o dia 14 de março.
A decisão do Gired dispensa novas pesquisas ou aferições e as emissoras que desejarem poderão desligar seus transmissores antes, porém nunca após a data final estabelecida.
Patrulha Digital e Feirões Digitais
A Seja Digital, entidade responsável pelo desligamento da TV analógica em todo o Brasil, continuará com as frentes de trabalho, com o agendamento e entrega dos kits digitais gratuitos às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal, como, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz para Todos. O agendamento e retirada pode ser feito pelo número 147. A ligação é gratuita.
Os moradores que quiserem adquirir televisores e kits com antena, controle e conversor digital com desconto, poderão participar dos Feirões Digitais, que acontecem em parceria com lojas de eletrônicos de várias regiões.
Também as equipes da Patrulha Digital, formadas por voluntários do Senai e profissionais de emissoras de TV locais, continuam percorrendo os bairros dos municípios com o caminhão da TV digital e visitando as casas para ajudar os moradores na instalação das antenas e conversores. .
"Todo o esforço é fundamental para garantir que 100% da população tenha acesso à TV digital", afirma Antonik.

Vídeos gratuitos alertam sobre desligamento 
A ABERT preparou uma série de vídeos sobre o desligamento da TV analógica para ajudar as emissoras a cumprir as determinações do MCTIC e alertar a população sobre o processo. As TVs podem veicular em sua programação cinco vídeos com download gratuito que explicam o que deve ser feito para que a TV aberta, única a oferecer ao telespectador notícias, serviços e entretenimentos gratuitos, tenha o sinal digital, com melhor qualidade de imagem e áudio (clique aqui para baixar).
As animações de 30 segundos cada esclarecem sobre a necessidade de adquirir um conversor digital, instalar a antena corretamente, e como as famílias que participam de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família ou o Minha Casa Minha Vida, podem receber um kit gratuito.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Associação pelo número (61) 2104.4600 ou pelo email imprensa@abert.org.br

Postar um comentário

0 Comentários