História da Comunicação no Piauí.

  A tv Educativa canal 02 do Piauí surgiu em 1986, quando foi montada, graças ao governador de então,  Hugo Napoleão. Era ligada ao Cetel  - Centro de Tele-educação. Já em 1987, entra no ar o canal 02 no 2º governo de Alberto Silva. Mas foi o governador Hugo Napoleão quem conseguiu a concessão e a emissora era ligada à Fadepi - Fundação de Apoio à Educação do Piauí, hoje transformada na UESPI.
   A tv Educativa canal 02 foi montada em maio de 1986 por um engenheiro que veio de fora. O primeiro diretor do Cetel, que gerenciava a tv e a rádio Educativa AM 800, quando existia apenas o prédio das emissoras foi Olívio Balbino. O 2º diretor foi um bioquímico, Pedro Vasconcelos. Isso mesmo! um bioquímico foi dirigir uma emissora de tv e uma de rádio???
     Em 1987, já no governo de Alberto Silva, desligaram a tv e a rádio da Fadepi e criaram a Fundação Antares de rádio e tv, tendo como 1º diretor-presidente da instituição, José Carlos Asbegue. Depois veio o senhor de nome Francisco Júlio Rebelo e em seguida Francisco Graziane Fonseca. 
      Já em 1991,  no governo Freitas Neto, voltou a ser ligada à UESPI, mudando de tv Antares e rádio Antares para rádio e tv Educativa. O diretor era o professor Barreto que implementou uma programação bastante popular com radialistas ligados ao PFL, como Marquinhos Silva, Val e Valdek Moraes, Jota Filho dentre outros. Mas, antes disto, ainda no governo Alberto Silva, a emissora de tv e rádio teve como diretor-geral Agamenon Barbosa, tendo como diretor de tv, Francisco Viana e de rádio Raimundo Cazé, que durou pouco tempo na emissora.
        Já no governo de Mão Santa, quando este ganha as eleições de Átila Lira, a tv e rádio passam a ser chamadas de de tv e rádio Piauí. Blogueiro cansou. Vai parar por aqui. Depois canta mais. Com a colaboração do grande radialista, professor de Biologia, professor de Música, músico e cantor e dono de banda musical, Roque Hudson Moreira, filho do famoso Roque Moreira.

Postar um comentário

0 Comentários