Belo Horizonte terá sinal digital de TV a partir de amanhã
O processo de desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte e em outros 38 municípios mineiros começará nos primeiros minutos da quinta-feira (9) e vai até o dia 22 de novembro.
O Gired, grupo responsável pela coordenação da implantação da TV digital no Brasil, decidiu usar esse prazo de duas semanas para que as cidades envolvidas possam atingir os 90% de domicílios aptos a receber o sinal digital de TV.
De acordo com a pesquisa Ibope, Belo Horizonte atingiu 89,3%. Como faltam poucos décimos para a meta, o prazo final para a chegada do sinal digital será dia 22 de novembro, sem a necessidade de uma nova pesquisa.
O diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, afirmou ser acertada a decisão do grupo. “Falta muito pouco para atingir o mínimo necessário. Essas duas semanas em que o sinal analógico poderá ser desligado voluntariamente serão suficientes para alcançarmos e, até, ultrapassarmos, o índice mínimo de 90% de domicílios que têm que estar prontos para receber o sinal digital”, disse.
Não é a primeira vez que o Gired usa essa estratégia de escalonar o desligamento do sinal analógico de TV. No Rio de Janeiro e outros 17 municípios vizinhos, o fim das transmissões analógicas começou em 26 de outubro e vai também até 22 de novembro.
Kit digital
O agendamento e a distribuição dos kits digitais continuam em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e região metropolitana das duas capitais. Em BH, 75% dos equipamentos, compostos por antena, cabos e conversor, já foram entregues aos beneficiários de programas sociais do governo federal. Em Minas Gerais, serão distribuídos cerca de 500 mil kits.
0 Comentários