Pesquisa da Kantar Ibope Media mostra que o rádio foi um dos principais responsáveis pelo crescimento de investimentos no mercado de mídia no Brasil, no período de 2016 para 2017. Enquanto todos os 10 meios de comunicação analisados cresceram, juntos, 2%, o rádio, sozinho, teve um aumento de 17%.
De acordo com o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, a expansão das regiões e do período da pesquisa era necessária, pois as pesquisas de rádio não correspondem ao cenário brasileiro e dão uma visão equivocada do setor.
“A ABERT sempre defendeu que as pesquisas com rádio são muito concentradas, envolvem poucas emissoras e, portanto, não representam minimamente os resultados dessa importante mídia. Essa iniciativa de expandir as praças é o que a ABERT defende. O rádio teve aumento nos investimento de mídia porque é eficiente e muito mais barato. Segundo uma importante rede de rádios, associada da ABERT, o ano de 2016 foi o melhor ano deles. Poderíamos ser muito melhores se as agências de publicidade tivessem mais facilidades para contratar as rádios”, afirma Antonik.
Publicidade nas praças
No ranking que mede a compra de espaço publicitário de todas as mídias nas praças, São Paulo é líder, com 25% da verba do país. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 10% do total, Belo Horizonte, com 4%, Porto Alegre, com 3% e Curitiba, com 2%.
Todos os meios de comunicação somaram no primeiro semestre de 2017 quase R$70 bilhões em investimentos.
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