Lançado há dois anos, o aplicativo "Anatel Consumidor" se tornou uma alternativa prática e eficiente para o consumidor registrar e acompanhar reclamações contra os serviços prestados pelas operadoras de telecomunicações. Mais de 500 mil reclamações já foram feitas por meio da ferramenta entre junho de 2015, quando foi lançado, e maio de 2017. O aplicativo está disponível nos sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone e pode ser baixado de forma gratuita.
"O aplicativo é muito positivo na interação dos consumidores com a Anatel. Hoje, 33% do atendimento da agência se dá por meio eletrônico, que inclui o aplicativo e o site. Isso significa aumento de eficiência dos nossos canais de atendimento, redução de custos e a chance do consumidor registrar sua reclamação com todas as informações que ele gostaria", aponta a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Elisa Vieira Leonel.
De acordo com levantamento da agência, somente nos primeiros cinco meses de 2017, o aplicativo Anatel Consumidor foi utilizado para registrar 131.843 reclamações. Em 2016, foram 260.329 atendimentos – mais que o dobro dos registros feitos em 2015, primeiro ano de funcionamento da ferramenta.
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